sábado, 24 de julho de 2010

MEMORIAL DE LEITORA
MARIA JOSÉ LEMOS DOS SANTOS


Recordo-me da minha primeira história ouvida, pois minha mãe lia as histórias dos livros dos meus irmãos para mim. Por volta dos quatro anos de idade eu já me encantava com as figuras dos livros e tinha curiosidade de saber e entender aquela história. Lembro-me bem de uma que falava sobre os caranguejos que pulavam da panela e saiam correndo por toda a cozinha. Quando aprendi a ler e escrever ficava lendo aquelas histórias interessantes dos livros que minha mãe guardara para mim. Até hoje tenho um livro que guardo com muito carinho. Sempre gostei de leitura, no ensino fundamental menor minhas professoras não faziam muita atividade de leitura, eu lia vários livros por conta própria, por força de vontade minha, se dependesse delas não lia nada. Quando ia a missa com a minha mãe , logo alguém aparecia com leituras para eu ler na hora da celebração, pois todos gostavam de ouvir minha leitura. No ensino fundamental maior não foi diferente , os professores de português não gostavam muito de leitura, mais uma vez tinha que me virar sozinha, ficava na biblioteca lendo poesias, histórias de contos de fadas, também lia muitos gibis, pedia emprestado, pois não podia comprar. Se dependesse da escola , não teria adquirido o hábito da leitura . No ensino médio melhorou um pouco, pois a professora de literatura levava fragmentos das obras literárias para a sala de aula e logo pedia para que eu lesse para a turma. Fui tomando o gosto por literatura totalmente a partir daí. Quando fiz o cursinho tive que ler obras literárias para fazer as provas de português no vestibular; na faculdade apresentávamos muitos seminários de todas as disciplinas. Então, fui aprimorando a minha prática de leitora, quando comecei a fazer a especialização descobri que era tudo o que eu queria e que faltava na minha vida , pois o curso era de leitura e produção de texto, identifiquei-me totalmente. Hoje trabalho com os meus alunos em sala de aula com leitura e produção de texto, tenho o maior prazer, pois sei que no futuro eles irão me agradecer. Li várias obras literárias, livros de poesias e outros mais.
Agora, ministrando as aulas do GESTAR ampliei ainda mais meu universo da leitura. Agradeço a Deus por tudo que Ele me proporcionou.


“ A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.”
Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário