domingo, 25 de julho de 2010

ATIVIDADES FEITAS PELOS CURSISITAS
Desejo de Vencer

Na pacata cidade de Ilhés no estado da Bahia, residia uma jovem e humilde moça chamada Maria vitória da Silva, que tinha dons notáveis tais como: na dança, na interpretação e mesmo desajeitadamente até nas passarelas. Desde criança ela adorava das peças de teatro realizadas na escola, onde cantava e interpretava; era fã da cantora Simoni do Balão Mágico, depois veio o programa da Xuxa, no qual havia um disco voador, que coitada da Vitória com toda sua ingenuidade jurava que era o mesmo do filme do E. T. que o mesmo tinha o poder de transportá-la de Ilhéus para o sucesso. Até que um dia num impulso repentino, ela decidiu parar de sonhar acordada e disse: vou ser a senhora do meu destino e vou segui o caminho da índias e deu a volta ao mundo.Foi um tempo difícil, um naufrágio, um verdadeiro Titanic, a aventureira era uma mulher invisível no meio de tanta gente esquisita, que mais parecia uns mutantes, com as cabeças cobertas e com os corpos enfeitados. Em meio a orações e promessas feitas à padroeira de Ilhéus; enfim ela conseguiu uma passagem de volta a sua terra o Brasil, mas ao persistir no seu desejo, resolveu ir direto para o Rio de Janeiro para a casa de sua tia neném, que tinha uma grande família, e de vez enquanto rolava uns barracos que sai de baixo. A vida entre os membros da casa era um deus nos acuda gente namorando no banheiro, na piscina, brigando no quintal, parecia um big brother familiar. Isso tudo assustou bastante nossa guerreira que era uma senhorita dedicada e extremamente recatada, a filha favorita de sua mãe. Com tudo que ocorria na da à paciência da mesma chegou ao limite. No entanto não foi motivo suficiente para a desistência de sua empreitada. Depois de muitas visitas sem sucesso ao projac, a incansável recebeu uma ligação do produtor global Hans Donner, aquele marido da eterna glô beleza Valéria Valença. O grande produtor deu a primeira oportunidade de fazer um teste na emissora. Não deu outra, a segunda recebida foi dele, o nosso glorioso Fausto Silva, o apresentador do Domingão do Faustão, que mais parecia uma baleia assassina do que um homem. O ensaio fotográfico, musical e interpretativo feito pela lutadora foi um sucesso estrondoso. Vitória ganhou o apelido de Laisa Minelly brasileira. Daí em diante sua vida foi só glamour e participações especiais no caldeirão do Huck, no domingo legal, Raul Gil; e até o convite para cantar no show do rei Roberto Carlos ela recebeu. O famoso cantor queria conhecer a pop star da atualidade.Vitória Valentine ( nome artístico), que tornou-se a mulher a mulher mais requisitada do momento, desbancando Gisele Bunchen, Ana Rickman, Regina Duarte e tantas outras celebridades.
Relatório

Unidade 9. TP3
Relatório da aula no 7º ano “a” e “b” da Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, localizado na rua: Ipanguaçu, 126; na cidade de Alto do Rodrigues.
Na abertura da aula foi apresentado aos alunos a biografia de Carlos Drumond de Andrade, expondo sua vida e suas obras; como também a biografia de Tarsila do Amaral e Gilberto Gil ambas extraídos do livro didático “Tudo é linguagem” utilizado pelos discentes.
No decorrer da aula a professora pediu aos discentes que fizessem o trabalho de elaborar uma biografia de alguém importante na comunidade, na escola e principalmente para eles. A tarefa foi aceita pelos mesmos com muita empolgação.
Foi uma aula bastante agradável e proveitosa, pois além da biografia foi feito uma pesquisa, e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida de alguns cidadãos da nossa cidade. E através do nosso trabalho homenageá-los na nossa escola.
P. D. E. GESTAR II
NARRATIVA
TÍTULO: UMA LINDA MULHER

Em uma noite chuvosa do mês de abril, Paulo e seu irmão caminhavam pela rua mal-iluminada que conduzia à sua residência. Subitamente se depararam com UMA LINDA MULHER. Ela era alta e seu corpo esbelto. A pele morena refletia os pingos da chuva no encontro com o brilho das poucas luzes. Os olhos negros espalhavam a luz interior de sua alegria. A moça suspirava pela rua. Tinha acabado de sair do cinema e assistido ao filme A LAGOA AZUL. Pararam. Encantados com a jovem lhe perguntaram o motivo de tamanha FELICIDADE. Ela falou... Receosos de que se tratasse de um assalto e aquela bela mulher tivesse tentando atraí-los, seguiram apressados, pois estavam cansados depois de UM DIA DE CÃO que tiveram no trabalho tudo por causa do PODEROSO CHEFÃO.
Ao chegar a casa, os dois tomaram um delicioso banho quente, fizeram uma boquinha e foram para a sala, colocaram um cd no aparelho de som e começaram a tomar uma cervejinha bem gelaaaaaada, afinal estavam cansados. Era noite de SEXTA-FEIRA ... 13, mas não estavam nem aí para a data, caíram na farra e foi aquela ZORRA TOTAL.
Depois lembraram que tinham que levar o carro no dia seguinte à oficina RAINHA DA SUCATA. Então, foram dormir... rrrooommmm. Amanheceu o dia e saíram para consertar o veículo. Da oficina foram até o shopping TORRE DE BABEL e de lá deram uma esticadinha À PRAIA que ficava um pouco distante do centro da CIDADE DE DEUS. A VIAGEM foi tranqüila. Os dois tiveram naquela manhã de SÁBADO a sensação de estar vivendo UM SONHO DE LIBERDADE, e começaram logo a pensar NOS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE. Mas antes que a noite chegasse, Paulo queria dar um trato no visual cortando o cabelo. Então, foi ao cabeleireiro. Chegando lá imaginem só quem ele encontrou no salão BELEZA PURA o seu cabeleireiro predileto: EDWARD, MÃOS DE TESOURA. Paulo cortou as madeixas e foi embora se preparar para sair com o irmão e OS DOIS FILHOS DE FRANCISCO que moravam na mesma rua. A noitada prometia, pois para eles naquela noite QUANTO MAIS QUENTE MELHOR, e para a surpresa deles ao chegar para a balada se depararam na discoteca DANCING DAYS com aquela CABOCLA que tinham encontrado na noite anterior. Paulo, que estava à procura de UM AMOR PARA RECORDAR conquistou com o seu CORAÇÃO VALENTE aquela que para ele era UMA LINDA MULHER.

Ronaldo Soares
Relatório
Unidade 13. TP4
Relatório da aula no 7º ano “a” e “b” na Escola Municipal Luiz Moreira da Silva, localizada na rua: Ipanguaçu, 126; na cidade de Alto do Rodrigues.
No inicio da aula foi lido para os alunos um texto intitulado “Festas Juninas”, o mesmo foi extraído da unidade 13 do tp4, do programa Gestar.
O texto nos mostra de forma detalhada como são as festas, as brincadeiras, crenças, e as principais cidades que disputam o titulo de melhor São João do mundo por realizarem festas belíssimas, que resgatam toda a cultura nordestina.
Através das festas que aconteceram na escola, e na própria comunidade, nas cidades vizinhas, fotos e uma conversa informal. Os alunos produziram seus textos descrevendo crenças, comidas, roupa, ambientes, musica e decoração; alguns fizeram desenhos representando a fogueira que é um dos símbolos marcantes nas festas.
Foi uma produção textual divertida, agradável e indispensável para diagnosticar os principais problemas na ortografia dos discentes.
IMAGENS

Traduzir-se
Ferreira gullart

Uma parte de mim
É todo mundo:


Outra parte é ninguém:
Fundo sem fundo.

Uma parte de mim
É multidão:

Outra parte estranheza
E solidão.

Uma parte de mim
Pesa, pondera:
Outra parte
Delira.

Uma parte de mim
Almoça e janta:

Outra parte
Se espanta.

Uma parte de mim
É permanente:
Outra parte
Se sabe de repente.

Uma parte de mim
É só vertigem.
Outra parte,
Linguagem.


Traduzir uma parte
Na outra parte
- Que é uma questão
de vida ou morte –

Será arte ?

sábado, 24 de julho de 2010

AUTOBIOGRAFIA


MARIA JOSÉ LEMOS DOS SANTOS


"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)


Sou natural da cidade de Alto do Rodrigues – RN, nascida aos 29 de Março de 1973. Tive uma infância muito difícil, meu pai abandonou-me quando eu tinha um(01) ano de idade, minha mãe teve que trabalhar para criar três filhos ,sozinha. Meu irmão mais velho abandonou os estudos para trabalhar e ajudar em casa. Perdi-o num acidente de carro em 1991, quase enlouqueci, pois tinha-o como um pai. Sempre estudei em escola pública e quando terminei me desesperei por não ter mais opções de estudo na minha cidade. Então resolvi fazer um cursinho na cidade vizinha, em Assú, mas minha mãe não tinha condições de pagar, resolvi dar aulas particulares em casa para crianças, assim paguei meu cursinho o ano todo. No ano seguinte fiz o vestibular e passei, foi a maior alegria da minha vida, naquela época, pois a maior alegria da minha vida são os meus dois filhos, que amo muito. Meu esposo é um bom pai, adora os filhos, meus filhos tiveram mais sorte que eu, graças a DEUS. Trabalhei de telefonista na TELERN (hoje TELEMAR), cursei o Magistério e o Científico, hoje Ensino Médio, quando estudava ficava nos horários vagos na biblioteca lendo poesias, lia também outros livros, mas gostava mesmo era das poesias, que sempre achei muito bonito alguém saber fazer. Formada em LETRAS pela UERN (Universidade Regional do Rio Grande do Norte), tenho especialização em língua portuguesa( leitura e produção de texto) pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Participei de congressos, seminários, estudos sobre os parâmetros curriculares, cursos profissionalizantes etc. Ao término do meu curso fui chamada para substituir uma professora que iria sair de licença, daí em diante continuei ensinando por contrato pela prefeitura, alguns anos depois houve concurso público e eu passei em 1º lugar. Continuo ensinando na mesma escola há 10 anos e até hoje ainda levo meus alunos até a biblioteca para lermos poesias e assim relembrando os tempos que ia lá como aluna. Pretendo fazer mestrado , mas como sempre tem alguns empecilhos que dificulta nossos sonhos, mesmo assim não irei desistir e com fé em Deus eu irei realizar mais este sonho.


“O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste.”
MEMORIAL DE LEITORA
MARIA JOSÉ LEMOS DOS SANTOS


Recordo-me da minha primeira história ouvida, pois minha mãe lia as histórias dos livros dos meus irmãos para mim. Por volta dos quatro anos de idade eu já me encantava com as figuras dos livros e tinha curiosidade de saber e entender aquela história. Lembro-me bem de uma que falava sobre os caranguejos que pulavam da panela e saiam correndo por toda a cozinha. Quando aprendi a ler e escrever ficava lendo aquelas histórias interessantes dos livros que minha mãe guardara para mim. Até hoje tenho um livro que guardo com muito carinho. Sempre gostei de leitura, no ensino fundamental menor minhas professoras não faziam muita atividade de leitura, eu lia vários livros por conta própria, por força de vontade minha, se dependesse delas não lia nada. Quando ia a missa com a minha mãe , logo alguém aparecia com leituras para eu ler na hora da celebração, pois todos gostavam de ouvir minha leitura. No ensino fundamental maior não foi diferente , os professores de português não gostavam muito de leitura, mais uma vez tinha que me virar sozinha, ficava na biblioteca lendo poesias, histórias de contos de fadas, também lia muitos gibis, pedia emprestado, pois não podia comprar. Se dependesse da escola , não teria adquirido o hábito da leitura . No ensino médio melhorou um pouco, pois a professora de literatura levava fragmentos das obras literárias para a sala de aula e logo pedia para que eu lesse para a turma. Fui tomando o gosto por literatura totalmente a partir daí. Quando fiz o cursinho tive que ler obras literárias para fazer as provas de português no vestibular; na faculdade apresentávamos muitos seminários de todas as disciplinas. Então, fui aprimorando a minha prática de leitora, quando comecei a fazer a especialização descobri que era tudo o que eu queria e que faltava na minha vida , pois o curso era de leitura e produção de texto, identifiquei-me totalmente. Hoje trabalho com os meus alunos em sala de aula com leitura e produção de texto, tenho o maior prazer, pois sei que no futuro eles irão me agradecer. Li várias obras literárias, livros de poesias e outros mais.
Agora, ministrando as aulas do GESTAR ampliei ainda mais meu universo da leitura. Agradeço a Deus por tudo que Ele me proporcionou.


“ A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.”
Carlos Drummond de Andrade
II ETAPA DO CURSO GESTAR II

23 de Setembro de 2009. 13º ENCONTRO

PAUTA
TP1 - Linguagem e Cultura
1. unidade 1 : Variantes linguísticas: dialetos e registros.
1º momento: leitura de um texto reflexivo em slides.
2º momento : Discussão sobre as atividades feitas com os alunos em sala de aula, os professores dão opiniões e comentam sobre a aula. Este momento todos tiram as dúvidas e fazem a entrega dos relatórios referentes as aulas trabalhadas no tp.
3º momento : Início da aula trabalhamos os textos das seções, sempre utilizo o material de apoio do GESTAR II. A cada encontro descobrimos o quanto estamos aprendendo e como está sendo proveitoso para os nossos alunos, trabalhamos com o material de leitura e produção de texto do curso.
14º ENCONTRO - 30/o9
Unidade 02: Variantes linguísticas : desfazendo equívocos.
15º ENCONTRO - 07/10/2009
Unidade 03: O texto como centro das experiências no ensino da língua.
16º ENCONTRO - 14/10/2009
Unidade 04: A intertextualidade.
TP2 - ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA.
17º ENCONTRO - 21/10/ 2009
Unidade 05: Gramática: seus vários sentidos.
18º ENCONTRO - 28/10/2009
Unidade 06: A frase e sua organização.
19º ENCONTRO - 04/11/2009
Unidade 07: A arte: formas e função.
20º ENCONTRO - 11/11/2009
Unidade 08: Linguagem figurada.
TP6 - LEITURA E PRODUÇÃO DE ESCRITA II.
21º ENCONTRO - 18/11/2009
Unidade 21: Argumentação e linguagem.
22º ENCONTRO - 25/11/2009
Unidade 22: Produção textual: planejamento e escrita.
23º ENCONTRO - 02/12/2009
Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição.
24º ENCONTRO 09/12/2009
Unidade 24: Literatura para adolescentes.
Encerrou-se todas as atividades do curso com sucesso.