sábado, 22 de agosto de 2009







OS CURSISTAS ESTÃO APRESENTANDO AS ATIVIDADES.








9º ENCONTRO DO GESTAR II





ACONTECEU NO DIA 18 DE AGOSTO DE 2009.


NA ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR WALFREDO GURGEL.
TP 5 UNIDADE 17

SEÇÃO 1
A noção de estilo e o objetivo da Estilística.
OBJETIVO DA SEÇÃO
Compreender a noção de estilo no domínio da limguagem e o objetivo da Estilística.
SEÇÃO 2
A Estilística do som e da palavra.
OBJETIVO DA SEÇÃO
Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra.
SEÇÃO 3
A Estilística da frase e da enunciação
OBJETIVO DA SEÇÃO
Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
1º MOMENTO:

Sempre trabalho um texto reflexivo em slides para iniciarmos a nossa socialização.


2º MOMENTO:
Discutimos sobre as atividades feitas com os alunos em sala de aula, opinaram e comentaram sobre a aula. Este momento foi para tirarem as dúvidas e fazerem a entrega dos relatórios relativos as aulas do TP 4.


3º MOMENTO:
Iniciamos a unidade 17 do TP5 sobre "A noção de estilo e o objetivo da Estilística". Sempre trabalho com a multimídia, por isso coloquei do livro o quadro lembrete, importante e resumindo do TP5 em apresentação em slides para irmos comentando. Lemos o texto "Cada um é cada um" e fizemos a atividade 1 oralmente. Analisamos as três seções, lemos o texto da seção 1 "Trem de ferro", para analisarmos o ritmo da poesia, da seção 2 , "Convite" para analisarmos a estilística do som e da palavra, o texto "Berimbau" para analisarmos a importância da ALITERAÇÃO e a ASSONÂNCIA das palavras no texto poético. Já na seção três lemos o texto "Nunca é tarde, sempre é tarde", comentamos sobre a frase e a transgressão da norma linguística que é praticada com intenções estilísticas. Comentamos sobre o discurso direto, indireto e o indireto livre, lendo os textos propostos nas páginas 46 e 48 do TP 5.



4º MOMENTO:
Utilizamos o texto do material de apoio do GESTAR "Os diferentes estilos ( Paulo Mendes Campos ), após a leitura do texto, sorteamos entre os cursistas os personagens que iriam utilizar para produzirem seus textos.Cada um ficou com um estilo diferente, como Faustão, Pelé entre outros. Fizeram as devidas apresentações dos trabalhos, foi bastante divertido. Em seguida pedi para que fizessem a leitura do texto "Traduzir-se" de Ferreira Gullart e trouxessem pronto para o próximo encontro a atividade proposta. Transpor a música da lin guagem verbal para a linguagem não-verbal através de imagens e cores. Pediu-se em seguida que fizessem as atividades da unidade 17 do TP 5 em casa e escolhessem uma aula do AAA5 e um avançando na prática do TP5 para trabalharem em sala de aula como sempre se pede.
A cada encontro descobrimos o quanto estamos aprendendo e como está sendo proveitoso para os nossos alunos trabalharmos com este material de produção de texto do curso GESTAR II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário