terça-feira, 23 de junho de 2009





ESTA ATIVIDADE É UMA PRODUÇÃO DE TEXTO DO PROFESSOR RONALDO

REFERENTE AO TEXTO LOUCURA CINEMATOGRÁFICA




P. D. E. GESTAR II
NARRATIVA
TÍTULO: UMA LINDA MULHER

Em uma noite chuvosa do mês de abril, Paulo e seu irmão caminhavam pela rua mal-iluminada que conduzia à sua residência. Subitamente se depararam com UMA LINDA MULHER. Ela era alta e seu corpo esbelto. A pele morena refletia os pingos da chuva no encontro com o brilho das poucas luzes. Os olhos negros espalhavam a luz interior de sua alegria. A moça suspirava pela rua. Tinha acabado de sair do cinema e assistido ao filme A LAGOA AZUL. Pararam. Encantados com a jovem lhe perguntaram o motivo de tamanha FELICIDADE. Ela falou... Receosos de que se tratasse de um assalto e aquela bela mulher tivesse tentando atraí-los, seguiram apressados, pois estavam cansados depois de UM DIA DE CÃO que tiveram no trabalho tudo por causa do PODEROSO CHEFÃO.
Ao chegar a casa, os dois tomaram um delicioso banho quente, fizeram uma boquinha e foram para a sala, colocaram um cd no aparelho de som e começaram a tomar uma cervejinha bem gelaaaaaada, afinal estavam cansados. Era noite de SEXTA-FEIRA ... 13, mas não estavam nem aí para a data, caíram na farra e foi aquela ZORRA TOTAL.
Depois lembraram que tinham que levar o carro no dia seguinte à oficina RAINHA DA SUCATA. Então, foram dormir... rrrooommmm. Amanheceu o dia e saíram para consertar o veículo. Da oficina foram até o shopping TORRE DE BABEL e de lá deram uma esticadinha À PRAIA que ficava um pouco distante do centro da CIDADE DE DEUS. A VIAGEM foi tranqüila. Os dois tiveram naquela manhã de SÁBADO a sensação de estar vivendo UM SONHO DE LIBERDADE, e começaram logo a pensar NOS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE. Mas antes que a noite chegasse, Paulo queria dar um trato no visual cortando o cabelo. Então, foi ao cabeleireiro. Chegando lá imaginem só quem ele encontrou no salão BELEZA PURA o seu cabeleireiro predileto: EDWARD, MÃOS DE TESOURA. Paulo cortou as madeixas e foi embora se preparar para sair com o irmão e OS DOIS FILHOS DE FRANCISCO que moravam na mesma rua. A noitada prometia, pois para eles naquela noite QUANTO MAIS QUENTE MELHOR, e para a surpresa deles ao chegar para a balada se depararam na discoteca DANCING DAYS com aquela CABOCLA que tinham encontrado na noite anterior. Paulo, que estava à procura de UM AMOR PARA RECORDAR conquistou com o seu CORAÇÃO VALENTE aquela que para ele era UMA LINDA MULHER.

Ronaldo Soares

Aya , olha eu aí, muito satisfeita com os meus colegas cursistas.
Aconteceu o quinto encontro do GESTAR II.
Foi no dia 22 de junho de 2009.
Na escola municipal Francisco de Oliveira Melo.
REFLEXÃO
Começamos a tarde , como sempre, com um texto reflexivo em slides " AQUELES DIAS ASSIM ", debatemos sobre o texto, fizemos uma reflexão bem proveitosa.
Depois os alunos apresentaram os trabalhos que ficou da aula passada, tiramos algumas dúvidas das atividades do TP , em seguida apresentei um texto em slides " POR QUE ESCREVER E COMO ESCREVER " , analisamos e comentamos sobre o texto, em seguida fiz uma reflexão de um outro texto em slides " AMANTES DO CONHECIMENTO ", que foi um sucesso. Depois de analisarmos estes textos comecei perguntando se alguém sabia o que era letramento e se éramos todos letrados naquela sala. Começou um pequeno debate , então introduzi a leitura dos textos do TP4, fizemos a leitura do depoimento de Patativa do Assaré e o de Paulo Freire, respondendo em seguida a atividade2 , após corrigir a atividade trabalhei o texto da sção 3 a música "BAIÃO " , utilizei o som para ouvirmos a música, teve gente que até dançou, depois respondemos a atividade 11. A aula foi bastanta prazerosa.
Para finalizar, destribuí com a turma um texto , uma narrativa autobiográfica de Carlos Drummond de Andrade "COMO COMECEI A ESCREVER" , no primeiro momento fizemos a leitura do texto, depois fiz as perguntas correspondentes, a que gênero você relacionaria o texto de Drummond?considerando as sequências textuais qual predomina? entre outras perguntas .
AYA, NOSSOS CURSISTAS ESTÃO ADORANDO O CURSO GESTAR II.
Olha só quem está assistindo as minhas aulas!
A coordenadora Emanuela.
Todos são interessados e participativos.
A nossa coordenadora ensina alunos do ensino fundamental.
























Remover formatação da seleção

o quinto encoAconteceu ntro no dia 22 de junho de 2009 na escola municipal Francisco de Oliveira Melo, no horário vespertino.































































































































































































































terça-feira, 16 de junho de 2009

TEXTO
LOUCURA CINEMATOGRÁFICA
Não vou começar esta HISTÓRIA DE AMOR com a expressão ERA UMA VEZ, pois não trata-se de um conto de fadas. Quero contar uma história interessante que aconteceu na época em que eu era cineasta. Foi assim:
Eu tinha uma equipe de filmagens. Saímos no sábado à procura de pessoas no PANTANAL e tudo era só FELICIDADE, pois nosso trabalho era uma espécie de CAÇA TALENTOS para fazer parte do filme que íamos produzir. Após pesquisarmos muito, através de uma ESTRELA GUIA conseguimos completar o elenco para começarmos as filmagens. Ao todo já ÉRAMOS SEIS: TIETA,ZAZÁ, os IRMÃOS CORAGEM e duas das CHIQUITITAS. Ao lado do RIACHO DOCE fizemos um acampamento para a gravação das primeiras cenas. No céu, a LUA CHEIA DE AMOR me lembrava o MANDACARU do sertão.
No dia seguinte, após as filmagens, fomos todos juntos ver o MICO PRETO SASSARICANDO e descobrimos que naquela região o AMOR ESTÁ NO AR. A tarde caiu uma chuva no set de filmagens, foi um DEUS NOS ACUDA, não sobrou PEDRA SOBRE PEDRA de todo o equipamento. O ator principal que estava fazendo uma DESPEDIDA DE SOLTE IRO, disse que ia desistir do filme. Mas, felizmente, convencemo-no a ficar, pois tudo era POR AMOR ao cinema nacional. No dia seguinte, o sol raiou e todo mundo já estava novamente de CORPO DOURADO.
Seguimos escolhendo as próximas locações. Nas margens do rio encontrávamos joverns esculpindo MULHERES DE AREIA, de repente saíam em disparada com medo de serem atacados por PERIGOSAS PERUAS que perambulavam por ali. Na verdade tudo era só lenda daquele povo. Ali, aquele povo tudo imaginava. Lá VALE TUDO , até imaginar um elefante cruzando uma RODA DE FOGO.
Passados alguns dias, o ator que queria desistir do filme disse: " Agora sinto que o filme vai RENASCER. Tenho a FORÇA DE UM DESEJO e quero ver o SONHO MEU realizado. Sinto que A GATA COMEU meu coração. Ela é uma VAMP ". Ele falava da moça nativa que conquistara o seu coração. Parecia estar ANDANDO NAS NUVENS. Bom para ele, pois teve o prazer de dançar SALSA E MERENGUE com sua amada na festa do REI DO GADO. Diziam na região que ele era muito corajoso, que estava envolto num SUAVE VENENO. Envolver-se com nativas era muito perigoso e ele poderia ser A PRÓXIMA VÍTIMA.
O povo comentava certo. Um dia, quando o rapaz cortejava sua amada, apareceram quatro pistoleiros, vindo de PORTO DOS MILAGRES. Ficaram juntos de OLHO NO OLHO. Para o autor era hora de deixar sua TOP MODEL e dar no pé. Agora ele não se sentia mais O DONO DO MUNDO. Deixou tudo ali e saiu correndo para a MURALHA, numa verdadeira MALHAÇÃO. Entregou-se DE CORPO E ALMA à VEREDA TROPICAL e, após correr muito, chegou ao set de filmagens e gritou: " Achei O MAPA DA MINA ". E perguntou-se: " Afinal, porque corro tanto? QUE REI SOU EU?" Nós ouvimos seus gritos e fomos até ele. Tentamos ajudá-lo, mas ele nos disse não querer saber de TITITI, que aquilo tudo não passava de um grande CAMBALACHO.
Após o susto, o filme continuou. Havíamos mandado pedir novos equipamentos em ESPLENDOR. O filme contava a estória de uma ESCRAVA ISAURA, filha de ROQUE SANTEIRO que havia feito uma BARRIGA DE ALUGUEL para ter um BEBÊ A BORDO da fortuna do seu senhor e ir morar com O CLONE na TORRE DE BABEL.
Finalmente as filmagens foram finalizadas e o ator azarado foi felizardo. Ele foi O SALVADOR DA PÁTRIA, pois o filme ganhou dois oscars: o de melhor ator e atriz; uma para ele e um para CHICA DA SILVA. ( anônimo)
No quarto encontro, que aconteceu no dia 16 de junho de 2009, apresentei um texto reflexivo em slides "A-COR-DAR" para iniciarmos a socialização da tarde. Iniciei a aula com um texto da unidade 12 do TP3 na seção 3,atividade 09. Levei para sala de aula balas envolvidas em papel celofane de todas as cores que pedia o texto e destribuí com os professores, de acordo com a leitura do texto, quem estava com as balas na mão ia dizendo o que cada cor significava. Foi bom ,pois assim chamei a atenção deles para o texto. Depois fizemos comparações do texto trabalhado com outros textos do nosso cotidiano. Fizemos uma revisão da unidade 09 que trabalha um texto com intertextualidade. Na seção 1 , trabalhamos as atividades 1 e 2, na sequencia trabalhei os tipos textuais dentro dos gêneros textuais. Apresentei os vários gêneros como o bilhete, bula de remédios, receita culinária entre outros, e íamos descobrindo dentro dos gêneros, qual tipo predominava. Tiramos as dúvidas , que possivelmente teriam, das atividades anteriores e fizemos uma revisão do TP3. Após as atividades trabalhei um texto extra "LOUCURA CINEMATOGRÁFICA", que dividí em três partes: analisar, compreender e produzir um outro texto semelhante.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COM OS CURSISTAS

No nosso primeiro encontro que aconteceu no dia 29 de Maio de 2009,entreguei os livros didáticos de Língua Portuguesa aos cursistas, depois tirei todas as dúvidas e como trabalharíamos com os livros. Começamos nossa aula sobre gêneros textuais, trabalhamos com o texto do material de apoio - Gestar II, com o texto do TP3-unidade 9 e com as respectivas atividades, depois os grupos fizeram suas apresentações. Em seguida trabalhamos com um texto extra , que está anexado aqui abaixo.
ATIVIDADES - 1
TEXTO
Como se conjuga um empresário
1. Acordou.Levantou-se.Aprontou-se.Lavou-se.Barbeou-se.Enxugou-se.Perfumou-se.Lanchou.Escovou.Abraçou.Beijou.Saiu.Entrou.Cumprimentou.Orientou.Controlou.Advertiu.Chegou.Desceu.Subiu.Entrou.Cumprimentou.Assentou-se.Preparou-se.Examinou.Leu.Convocou.Leu.Comentou.Interrompeu.Leu.Despachou.Conferiu.Vendeu.Vendeu.Ganhou.Ganhou.Ganhou.Lucrou.lucrou.lucrou.Lesou.Explorou.Escondeu.Burlou.Safou-se.Comprou.Vendeu.Assinou.Sacou.Depositou.Depositou.Depositou.Associou-se.Vendeu-se.Entregou.Sacou.Depositou.Despachou.Repreendeu.Suspendeu.Demitiu.Negou.Explorou.Desconfiou.Vigiou.Ordenou.Telefonou.Despachou.Esperou.Chegou.Vendeu.Lucrou.Lesou.Demitiu.Convocou.Saiu.Chegou.Beijou.Negou.Lamentou.Justificou-se.
2. Dormiu.Roncou.Sonhou.Sobressaltou-se.Acordou.Preocupou-se.Temeu.Suou.Ansiou.Tentou.Despertou.Insistiu.Irritou-se.Temeu.Levantou.Apanhou.Rasgou.Engoliu.Bebeu.Rasgou.Engoliu.Bebeu.Dormiu.Dormiu.Dormiu.Acordou.Levantou-se.Aprontou-se...
MÃOS À OBRA!Suponha que o personagem desse texto tem uma secretária que, além de muito formal e metódica, é anticapitalista. Ela mantém o hábito de anotar, em seu diário, reflexões sobre o dia-a-dia do empresário retratado nesse texto.Redija uma página do diário da secretária, em que ela manifesta uma visão crítica em relação ao comportamento do empresário.Após trabalharem em grupo, fizeram as devidas apresentações das atividades.
No segundo encontro, que aconteceu na escola municipal Francisco de Oliveira Melo, no dia 04 de Junho de 2009,trabalhei um texto reflexivo em slides para começarmos a socialização da tarde, depois debatemos sobre as atividades que fizeram em casa, pois não fizeram ainda nenhuma atividade com os alunos, pois as escolas estão todas ocupadas com as famílias desabrigadas pela enchente.
Trabalhamos os textos do TP3-unidade 10, analisamos o que é gênero literário e não-literário,para o gênero poético levei para eles ouvirem a música ‘’CONSTRUÇÃO’’ de Chico Buarque que tem no TP, para observarmos o ritmo da poesia e curtirmos melhor a letra da música. Foi um momento que todos se descontraíram.
Após fazermos as atividades do TP3, apresentei o texto ''TANGO'' depois narrei a história, em seguida solicitei que fizessem os trabalhos em grupo, depois houve as apresentações. Todos adoraram.
No terceiro encontro, que aconteceu no dia 09 de Junho de 2009, na mesma escola, trabalhei um texto reflexivo em slides '' O TAMANHO DAS PESSOAS '' para começarmos a socialização da tarde, debatemos sobre o texto reflexivo e continuamos a nossa aula com um pequeno debate sobre as dúvidas que estão tendo e as dificuldades que estão sentindo. Todos estão gostando e já estão se adaptando aos livros do curso.
Trabalhamos o TP3 - unidade 11 sobre tipo textual, fizemos as atividades propostas, analisamos, debatemos, respondemos, depois fiz a socialização das atividades. Após as atividades do TP3-unidade 11 ,propus a atividade extra do material de apoio - PROSA E VERSO - o texto '' A PESCA'' , para diferenciarmos o que é um texto em forma de poesia e um texto em forma de prosa ,não poético. Dividí os grupos e pedí para reescreverem o texto em prosa narrativa, descritiva, injuntiva, dissertativa - argumentativa e dissertativa - expositiva. Em seguida, apresentaram os trabalhos , que foi um sucesso, todos me surpreenderam. Fiquei feliz e segura, pois sentí que passei o conteúdo com clareza. Todos os encontros peço para levarem atividades para casa do TP3, até que as aulas se iniciem e os cursistas possam trabalhar com os alunos em sala de aula as atividades do AAA3

sábado, 13 de junho de 2009



Aya, já aconteceu a divulgação e a abertura do curso GESTAR II. Foi no dia 29 de Maio de 2009, numa sexta-feira pela manhã . No mesmo dia à tarde tivemos o nosso primeiro encontro , já iniciando as aulas do TP3.






























sexta-feira, 12 de junho de 2009















































As professoras cursistas estão trabalhando em grupo as atividades do TP3.
a
As alunas estão fazendo as atividades dos TPs.

quarta-feira, 10 de junho de 2009